Twitter

terça-feira, 3 de março de 2015

Decisões, Decisões








Gênesis 13:1-13

"Saiu, pois, Abrão do Egito e foi para o Neguebe, com sua mulher e com tudo o que possuía, e Ló foi com ele. Abrão tinha enriquecido muito, tanto em gado como em prata e ouro. Ele partiu do Neguebe em direção a Betel, indo de um lugar a outro, até que chegou ao lugar entre Betel e Ai onde já havia armado acampamento anteriormente e onde, pela primeira vez, tinha construído um altar. Ali Abrão invocou o nome do Senhor. Ló, que acompanhava Abrão, também possuía rebanhos e tendas. E não podiam morar os dois juntos na mesma região, porque possuíam tantos bens que a terra não podia sustentá-los. Por isso surgiu uma desavença entre os pastores dos rebanhos de Abrão e os de Ló. Nessa época os cananeus e os ferezeus habitavam aquela terra. Então Abrão disse a Ló: "Não haja desavença entre mim e você, ou entre os seus pastores e os meus; afinal somos irmãos! Aí está a terra inteira diante de você. Vamos nos separar! Se você for para a esquerda, irei para a direita; se for para a direita, irei para a esquerda". Olhou então Ló e viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito. Isto se deu antes do Senhor destruir Sodoma e Gomorra. Ló escolheu todo o vale do Jordão e partiu em direção ao Leste. Assim os dois se separaram: Abrão ficou na terra de Canaã, mas Ló mudou seu acampamento para um lugar próximo a Sodoma, entre as cidades do vale. Ora, os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o Senhor.

Refletir

Ló na Bíblia é destacado por suas escolhas. Bom pasto e água acessível parecia uma escolha sábia para Ló. Ele ficou com a melhor parte do terreno, mesmo que isso significasse viver perto de Sodoma, uma cidade conhecida por sua vida de devassidão e pecados. Observe o comentário no texto: "Ora, os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o Senhor." Ele falhou em reconhecer que Sodoma poderia fornecer tentações fortes o suficiente para destruir sua família. Ló parece ser ganancioso, querendo o melhor para si, sem pensar nas necessidades do seu tio  Abrão, que era justo. A vida apresenta uma série de escolhas. Nós, também, podemos escolher o melhor, ignorando as necessidades e sentimentos dos outros. Mas quando paramos de fazer escolhas sem pensar na vontade de Deus dos outros, a nossa única opção é fazer escolhas na direção errada. Já escolheste viver ou trabalhar em uma "Sodoma"? Mesmo que você seja forte o suficiente para resistir às tentações, alguns membros da sua família podem não ser, assim estarás colocando a sua família em perigo. Enquanto Deus nos ordena irmos às pessoas que vivem em "Sodoma" perto de nós, temos de ter cuidado para não nos tornarmos como as próprias pessoas a qual estamos tentando alcançar. Mesmo que vivamos perto de Sodoma, devemos permanecer constantemente com Deus.

Responder


Em que áreas de sua vida você já se deparou olhando para a direção de Deus? Tome um momento agora para colocar todas as áreas de sua vida diante de Deus e pedir sua orientação. Só ele sabe o caminho correto para você tomar. Escolha o caminho Dele.  

By Pr. Eduardo Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário