Twitter

domingo, 29 de julho de 2012

DESMASCARANDO AS MENTIRAS DOS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ


AS TESTEMUNHAS-DE-JEOVÁ
DESMASCARANDO A SEITA



As "Testemunhas-de-jeová" formam uma das seitas quemais crescem atualmente. Em face
do seu proselitismo incontrolável, e do grande mal  causado por seus ensinos à vida do crente,necessário se faz estudá-la.

I. RESUMO HISTÓRICO DO JEOVISMO

Charles Taze Russell, fundador da seita "Testemunhas de Jeová", nasceu no Estado da
Pensilvânia, Estados Unidos, no ano de 1854. Perturbado pela doutrina das penas eternas, tornou-se simpatizante da doutrina adventista, a qual abraçouposteriormente. Como Russell possuía pontos de vista muito pessoais, principalmente quanto à maneira e ao objetivo da vinda de Cristo, não demorou haver divergência entre seus pontos de vista e os dos líderes adventistas. Nessa época, em parceria com um adventista de nome N.H. Barbour, escreveu um livro. Essa amizade, porém, durou pouco, pois logo se separaram, após uma acalorada discussão quanto à doutrina da expiação. Um ano após, em 1872, Russell lança os funda-mentos do  seu movimento, inicialmente com os nomes  "Torre de Vigia de Sião" e "Arauto da Presença de Cristo".

1.1.  As IDÉIAS DE RUSSELL

Russell vivia em freqüentes choques com as autoridades e os tribunais, dos quais nem sempre se saía bem. Censurou as igrejas e seus líderes como porta-vozes do engano e como instrumentos do diabo. Para preparação dos seus discípulos, escreveu uma obra intitulada  Estudos nas Escrituras, sobre a qual o próprio Russell declarou ousadamenteque seria melhor que ela fosse lida do que lida a Bíblia sozinha. Contudo, mais tarde, ele mesmo chamou de "imaturos" alguns de seus escritos primitivos.
Russell foi um homem de mau procedimento. Casou-se  em 1879. Várias vezes foi levado ao tribunal por sua própria esposa, em face de maus tratos que sofria dele. Não podendo ela suportá-lo mais, abandonou-o em 1887, dele divorciando-se em 1913. Viu-se muitas vezes em apuros com a justiça devido a escândalos financeiros.

1.2.  JOSEPH FRANKLIN RlJTHERFORD

Charles Taze Russell morreu a 9 de novembro de 1916, sendo substituído pelo juiz Joseph Franklin Rutherford. Rutherford excedeu em muito a atuação do próprio Russell, fundador da seita. Logo no princípio da sua gestão, fundou a revista Despertai, com uma tiragem mensal que vai a um milhão de exemplares. Esteve por vários meses na cadeia por causa de alegadas "atividades antiamericanas", no inicio da entrada dos Estados Unidos na Primeira Grande Guerra. Isto contribuía mais para que Rutherford e seus seguidores tivessem maior ódio da"organização do diabo" (como tratavam toda e qualquer espécie de organização política ou religiosa que se opunha aos seus ensinos e às doutrinas). Rutherford morreu a 8 de janeiro de 1942, com 72 anos de idade.

1.3.  NATHAN H. KNORR

Com a morte de Rutherford, Nathan H. Knorr assumiu a  liderança da seita. No início do seu mandato escreveu um ensaio com o título: "Testemunhas-de-jeová dos Tempos Modernos", com a afirmação: "Deus Jeová é o organizador de suas testemunhas sobre a terra". Prosseguindo, diz que o nome da organização deriva-se da passagem de Isaías 43.10: "Vós sois minhas testemunhas, diz Jeová".

1.4.  ESCRAVOS DE UM SISTEMA

As Testemunhas-de-jeová demonstram um zelo incomum  em tornarem conhecidas as suas doutrinas, pelo que se dedicam ao máximo à venda delivros e revistas, de porta em porta. Além de se dedicarem com afinco a esse trabalho, quase todos dão uma parcela de coope-ração na disseminação das doutrinas da seita. W.J. Schenell, ex-testemunha", diz que as "testemunhas" ficam sob constantes pressões e com medo mortal dos seus  líderes. Por exem-plo: se não venderem suficiente literatura, serão rebaixados à "classe de maus servos", ou "servos inúteis".

1.5.  EXPANSÃO DA SEITA

Já em 1949, o Anuário das Igrejas Americanas traziao seguinte: "As testemunhas-de-jeová
têm grupos em quase todas as cidades dos Estados Unidos, bem como em outras partes do mundo, com o propósito de estudar a Bíblia. Não fazem relatório de seus membros, nem anotam a assistência às reuniões. “Reúnem-se em salões alugados e não constróem templos para o seu próprio uso”. A maior parte dos seus esforços é gasta procurando  alcançar pessoas já membros de igrejas evangélicas, cujos preceitos eles põem em dúvida por meio de ensinos subversivos. Enviam os seus representantes para os campos missionários estrangeiros, onde, às vezes, entram em conflito com as autoridades.

II. A DOUTRINA DA TRINDADE

Poucos aspectos da doutrina cristã têm sofrido tantos ataques das "testemunhas-de-jeová" quanto à doutrina da Trindade. O que eles pensam e dizem sobre este tema é abundantemente mostrado nos seus livros, revistas e palestras, como vemos a seguir.

2.1. O CÚMULO DO ABSURDO

"Satanás deu origem à doutrina da trindade" (Seja Deus Verdadeiro, p. 81).

"Um contemporâneo de Teófilo na África Setentrional, o escritor latino chamado Tertuliano, da cidade de Cartago, defronte a Itália, escreveu uma defesa de sua religião e introduziu nos seus escritos a palavra trinitas, que quer dizer 'trindade'. Daquele tempo em diante  a doutrina trinitária veio a infectar cada vez mais a crença dos cristãos professos. Tal doutrina é absolutamente alheia ao verdadeiro Cristianismo. Nem se encontra a palavra  trias  nas inspira-das Escrituras gregas cristãs, tampouco se acha a palavra  trinitas,  nem mesmo na tradução latina da Bíblia, a Vulgata"  (Que tem Feito a Religião Pela Humanidade? p. 261).

"Ninrode casou-se com sua mãe Semíramis, e assim, num sentido, ele é seu próprio pai e seupróprio filho. Aqui está a origem da doutrina da trindade" (Russell, Estudos nas Escrituras).

2.2. CONCEITO INCONSISTENTE

O ensino jeovista de que Tertuliano inventou a doutrina da Trindade é injusto, tenden-cioso e mau. Viria ao caso perguntarmos: "Newton inventou alei da gravidade ou simples-mente elucidou-a?"
A mesma pergunta deve ser feita quanto à pessoa de Tertuliano relativamente à doutrina da Trindade: "Tertuliano inventou a doutrina da Trindade ou simplesmente inter-pretou-a?"
Por exemplo, o fato de Martinho Lutero ter defendido a doutrina da justificação pela fé e a do sacerdócio universal dos crentes não significa que ele as inventou. É evidente que a palavra trindade não se encontra na Bíblia, como também nela não se encontram expressões como "testemunhas-de-jeová" e  "Salão do Reino", porém, a Bíblia contém a idéia básica da doutrina da Trindade. Não descartamos a possibilidade de que Tertuliano tenha sido o primeiro dos escritores da Igreja a usar a palavra Trindade (três em um), com o objetivo de dar forma a uma verdade implícita do Gênesis ao Apocalipse. Devemos ter em mente, no entanto, que descobrir uma verdade não é a mesma coisa que inventar a verdade. A verdade não se inventa, descobre-se.

2.3. A TRINDADE NAS ESCRITURAS

A idéia da Trindade faz-se presente nos seguintes casos mencionados na Bíblia Sagrada:

a)      Criação do homem (Gn 1.26).
b)      Conclusão divina quanto à capacidade do conhecimento do homem a respeito do bem e do mal (Gn 3.22).
c)       Confusão das línguas, em Babel (Gn 11.7).
d)      Visão e chamamento de Isaías (Is 6.8).
e)      Batismo de Jesus no Jordão (Mt 3.16,17).
f)       A Grande Comissão de Jesus (Mt 28.19).
g)      Distribuição dos dons espirituais (1 Co 12.4-6).
h)      Bênção apostólica (2 Co 13.13).
i)        Descrição paulina da unidade da fé (Ef 4.4-6).
j)        Eleição dos santos (1 Pe 1.2).
k)      Exortação de Judas (Jd vv.20,21).
l)        Dedicatória das cartas às sete igrejas da Ásia (Ap 1.4,5).

Tanto no Antigo como no Novo Testamento, títulos divinos são atribuídos às três Pessoas da Trindade: a) a respeito do Pai (Êx 20.2); b) a respeito do Filho (Jo 20.28); c) a respeito do Espírito Santo (At 5.3,4).
Cada Pessoa da Trindade é descrita na Bíblia, como:


  
III. POR JEOVÁ E CONTRA CRISTO

Quanto à Pessoa de Cristo, a doutrina das "testemunhas-de-jeová" é essencialmente ariana, e se identifica muito bem com diferentes correntes heréticas surgidas nos primeiros séculos da história da Igreja.

3.1. REJEIÇÃO DA DIVINDADE DE CRISTO

Quanto à Pessoa e à divindade de Jesus Cristo, dizem os jeovistas:

"Este [Jesus Cristo], não era Jeová Deus, mas estava 'existindo na forma de Deus'. Como assim? Ele era uma pessoa espiritual, assim como 'Deus é Espírito'; era poderoso, mas não Todo-poderoso como o é Jeová Deus: também ele existia antes de todas as outras criaturas de Deus
porque foi o primeiro filho que Jeová Deus trouxe àexistência. Por isso é chamado 'o Filho unigênito' de Deus, porque Deus não teve associado ao trazer à existência o seu unigênito Filho... Ele não é o autor da criação de Deus; mas, depois de Deus o haver criado como primogênito, usou-o como seu obreiro associado ao trazer à existência todo o resto da criação" (Seja Deus Verdadeiro, pp. 34,35).

Em resumo, o que se conclui deste ensino herético éque Jesus Cristo:
a)      não é Deus;
b)      em sua vida humana foi simplesmente uma pessoa espiritual;
c)       não é Todo-poderoso;
d)      foi criado pelo Pai, como criadas foram as demais coisas;
e)      não é o autor da Criação.

3.2. A BÍBLIA ENFATIZA A DIVINDADE DE CRISTO

O testemunho geral das Escrituras é que:

a)      Cristo é Deus (Jo 1.1; 10.30,33,38; 14.9,11; 20.28; Rm 9.5; Cl 1.15; 2.9; Fp 2.6; Hb 1.3; 2 Co 5.19; 1 Pe 1.2; 1 Jo 5.2; Is 9.6).
b)      Cristo é Todo-poderoso (Mt 28.18; Ap 1.8).
c)    Cristo não foi criado, pois é eterno (Jo 1.18; 6.57; 8.19,58; 10.30,38; 14.7,9,10,20; 16.28; 17.21).
d)      Cristo é o autor da Criação (Jo 1.3; Cl 1.16; Hb 1.2,10; Ap3.14).

Muitas afirmações feitas no Antigo Testamento a respeito de Jeová são cumpridas e
interpretadas no Novo Testamento, referindo-se a Jesus Cristo. Compare: 
  1. Isaías 40.3,4 com Lucas 1.68,69,76
  2. Êxodo 3.14 com João 8.56-58
  3. Jeremias 17.10 com Apocalipse 2.23
  4. Isaías 60.19 com Lucas 2.32
  5. Isaías 6.10 com João 12.37-41
  6. Isaías 8.12,13 com 1 Pedro 3.14,15
  7. Isaías 8.13,14 com 1 Pedro 2.7,8
  8. Números 21.6,7 com 1 Coríntios 10.9
  9. Salmos 23.1 com João 10.11; 1 Pedro 5.4
  10. Ezequiel 34.11,12 com Lucas 19.10
  11. Deuteronômio 6.16 com Mateus 4.10.


3.3. PROVADA A DIVINDADE DE CRISTO
Atributos inerentes a Deus Pai relacionam-se harmoniosamente com Cristo, provando a sua divindade. Deste modo a Bíblia apresenta-o como:

O Primeiro e o Último (Is 41.4; Cl 1.15,18; Ap 1.17; 21.6).
 Senhor dos senhores (Ap 17.14).
 Senhor de todos e Senhor da Glória (At 10.36; 1 Co 2.8).
Rei dos reis (Is 6.1-5; Jo 12.41; 1 Tm 6.15).
Juiz (Mt 16.27; 25.31,32; 2 Tm 4.1; At 17.31).
Pastor (SI 23.1; Jo 10.11,12).
Cabeça da Igreja (Ef 1.22).
 Verdadeira Luz (Lc 1.78,79; Jo 1.4,9).
Fundamento da Igreja (Is 28.16; Mt 16.18).
O Caminho (Jo 14.6; Hb 10.19,20). 
A Vida(Jo 11.25; 1 Jo 5.11,12).
Perdoador de pecados (SI 103.3; Mc 2.5; Lc 7.48,50).
Preservador de tudo (Hb 1.3; Cl 1.17).
 Doador do Espírito Santo (Mt 3.11; At 1.5).
 Onipresente (Ef 1.20-23).
 Onipotente (Ap 1.8).
 Onisciente (Jo 21.17).
 Santificador(Hb2.11).
 Mestre (Lc 21.15; Gl 1.12).
Ressuscitador de si mesmo (Jo 2.19).
Inspirador dos profetas (1 Pe 1.17).
Supridor de ministros à Igreja (Ef 4.11).
Salvador (Tt 3.4-6).


3.4. JESUS, O VERBO DIVINO

Na.  Tradução do Novo Mundo das Escrituras Gregas Cristãs,  versão bíblica forjada pelas "testemunhas-de-jeová", lê-se João 1.1, assim: "No  princípio era a Palavra e a Palavra estava com Deus e a Palavra era um deus". Note o final da expressão: "... um deus".
Entre as famosas traduções da Bíblia conhecidas hoje, pelo menos «dezenove delas afirmam que "A Palavra era Deus"; não "deus" com "d" minúsculo, ou "um deus" qualquer. Veja, por exemplo:



Todas estas últimas quatro versões citadas são publicadas e distribuídas pelas testemunhas-de-jeová.

IV DERROCADA ESCATOLÓGICA

Embora nada de proveitoso haja no sistema doutrinário das testemunhas-de-jeová, existem aspectos nele que são por demais absurdos. Queremosnos referir em particular a alguns desses aspectos da sua doutrina escatológica, ou seja, a doutrina das últimas coisas.

4.1. A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

Afirmam as testemunhas-de-jeová:
"Cristo Jesus vem, não em forma humana, mas como criatura espiritual e gloriosa... Ele vem, portanto, desta vez, não em humilhação, não na semelhança dos homens, mas em sua glória, e todos os anjos com ele”.
"Alguns podem citar as palavras dos anjos: 'Esse Jesus que dentre vós foi recebido no céu, assim virá do modo como o vistes ir para o céu' (At1.11). Notem, porém, que este texto não diz que ele virá com a mesma aparência, ou no mesmo corpo,  mas somente do mesmo modo"  (Seja Deus Verdadeiro, pp. 184,185).

4.2. O ARMAGEDOM E O GOVERNO DE CRISTO

"A batalha do grande dia do Deus Todo-poderoso (o Armagedom) terminará em 1914, com a derrocada completa do governo do mundo... e o plenoestabelecimento do reino de Cristo" (Russell, Estudos nas Escrituras, vol. II, pp. 101,170).

Segundo o ensino de Russell, Cristo voltou à Terra e começou o seu governo de paz no ano de 1914.

4-3- O Juízo FINAL

"Na primavera de 1918, veio o Senhor, e começou o juízo, primeiro da 'casa de Deus' e depois das nações deste mundo" (Seja Deus Verdadeiro, p. 284).

4.4. OBJEÇÕES BÍBLICAS A ESSE ENSINO

Ensinar que Cristo será invisível por ocasião da sua segunda vinda, e que Ele estará dotado de outro corpo que não seja o corpo da sua ressurreição, é ensino contrário a muitas passagens das Escrituras, dentre as quais se destacam Zacarias 12.10; Mateus 24.30 e Apocalipse 6.15-17.
Quanto ao dia em que se dará a vinda de Cristo, diz Mateus 24.36: "A respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai". — Como, pois, o saberão essas falsas testemunhas-de-Jeová?
Vendo fracassada a sua previsão quanto à segunda vinda de Cristo, Russell arquitetou uma alteração à sua falsa teoria: "A data era correta, porém, equivoquei-me quanto à forma; o reino não terá caráter material e visível, como havia anunciado, mas será espiritual e invisível"  (Seja Deus Verdadeiro, pp. 22,25).
Tendo chegado a data anunciada por Russell, em lugar da paz milenária do reino de Cristo, rebentou no mundo a Primeira Guerra Mundial, que enlutou milhares e milhares de famílias em toda a Terra.

4.5. ORDEM DOS EVENTOS ESCATOLÓGICOS

A escatologia russelita é mais uma prova incontestede quão herética é a seita das testemunhas-de-jeová. Ao contrário da escatologia russelita, a Bíblia apresenta os eventos escatológicos na seguinte ordem:

1. O arrebatamento da Igreja.
2.O comparecimento dos crentes diante do Tribunal de Cristo, as Bodas do Cordeiro no céu, e
3. a Grande Tribulação na Terra.
4. Batalha do Armagedom.
5. Manifestação de Cristo em glória com os seus santos e anjos.
6. Julgamento das nações.
7. Prisão de Satanás por mil anos.
8. Inauguração do reino milenar de Cristo na Terra.
9. Soltura de Satanás por um breve espaço de tempo, mas logo será novamente preso para  todo o sempre.
10. Juízo do Grande Trono Branco,
11. Estabelecimento de novo céu e da nova Terra.

Ninguém em sã consciência se atreveria a afirmar que já tenha ocorrido qualquer um desses eventos na Terra. Quando ocorreu o arrebatamento da Igreja? Onde estão agora o novo céu e a nova Terra?
Diante de todo este disparate e desrespeito demonstrado por parte das testemunhas-de-jeová quanto à Palavra de Deus, vale a pena lembraras palavras de Apocalipse 22.18,19: "Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa, e das coisas que se acham escritas neste livro".

V. SÍNTESE DOUTRINÁRIA DAS "TESTEMUNHAS"

A doutrina das testemunhas-de-jeová forma uma grande miscelânea mais bem identificada pela desordem e pela negação que lhe são peculiares. Atente para os seguintes aspectos desta doutrina:

5.1. A ALMA DO HOMEM

"Os cientistas e cirurgiões não foram capazes de encontrar no homem nenhuma prova
determinante de imortalidade. Não podem encontrar nenhuma evidência indicativa de que o homem possui uma alma imortal... Assim, vemos que a pretensão de que o homem possui uma alma imortal, e que, portanto, difere das bestas, não é bíblica"  (Seja Deus Verdadeiro, pp. 56,59).

5.2. O INFERNO

A doutrina de um inferno ardente onde os iníquos, depois da morte, são torturados para sempre, não pode ser verdadeira, principalmente porquatro razões:

 1) está inteiramente fora das Escrituras;
 2) é irracional;
 3) é contrária ao amorde Deus;
 4) é repugnante à justiça"  (Seja Deus Verdadeiro, p. 79).

5.3. A IGREJA

"Em Apocalipse 14.1,3, a Bíblia é terminante ao predizer que o total final da igreja celeste será de 144.000, segundo o decreto de Deus"  (Seja Deus Verdadeiro,  p. 112). Daí surgiu o falso ensino de que só 144.000 salvos irão para o céu.

5.4. REFUTAÇÃO DESSE ENSINO:

A doutrina das "testemunhas" quanto à alma humana apóia-se em teorias de homens sem Deus. O inequívoco testemunho das Escrituras é que  o homem não só foi feito alma vivente, mas também possui uma alma imortal, o que o faz diferente das demais criaturas da Terra. É evidente que "alma" na Bíblia nem sempre significa a mesma coisa, e que a variação do seu significado depende muito das circunstâncias em quea palavra é usada, como por exemplo mostram os seguintes casos:

a)  A alma como o próprio sangue (Lv 17.14).
b) A alma como a pessoa em si mesma (Gn 46.22). c Aalma como a própria vida (Lv 22.3).
c)  A alma como o espírito e o coração (Dt 2.30).
d)  A alma como elemento distinto do espírito e do corpo (Hb 4.12; 1TS5.23;  JÓ 12.10; 27.3; 1 Pe 2.11; Mt 10.28).

5.5. SHEOL, HADES, GEENA E TÁRTARO

A palavra "inferno" na Bíblia tem significados que  variam de acordo com o texto em que é citado. Há quatro palavras na Bíblia na Edição Revista e Atualizada, que são traduzidas por "inferno":

Sheol - o mundo dos mortos (Dt 32.22; SI 9.17; etc).
Hades  - é a forma grega para o hebraico  Sheol,  e significa o lugar das almas que partiram deste mundo (Mt 11.23; Lc 10.15; Ap 6.8).
Geena - termo usado para designar um lugar de suplício eterno (Mt 5.22,29,30; Lc 12.5).
Tártaro  - o mais profundo do abismo no Hades; significa encerrar no suplício eterno (2 Pe 2.4; Dn 12.2).

Nenhuma destas palavras significa "sepultura". A palavra hebraica para "sepultar" é  queber (Gn 50.5), e a grega é  mnemeion.  E verdade que a palavra hebraica  sheol  algumas vezes está traduzida como "sepultura" em algumas de nossas Bíblias em português, mas isso se dá por força de uma tradução equivocada.
Quanto às quatro alegações das "testemunhas", de que a doutrina referente ao inferno não pode ser verdadeira, respondemos:

1. E um assunto largamente tratado ao longo da Bíblia Sagrada.
2. Ainda que irracional à mente embotada das "testemunhas", não o é à mente do crente que crê na veracidade das Escrituras. 3) É compatível com o amor de Deus, que hoje apela aos homens.
3. É compatível com a justiça divina, que tem reservado  o céu para os salvos e o inferno para os pecadores impenitentes.

5.6. Só 144.000?

O ensino jeovista de que só 144.000 salvos formarãoa igreja triunfante é contrário às seguintes passagens das Escrituras:

"Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o SenhorJesus Cristo" (Fp 3.20).
 "Depois destas cousas vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação" (Ap 7.9,10).

VI. A MENTIRA DESMASCARADA

As "testemunhas" têm suas mentes entorpecidas pelo erro, perversão e engano do diabo. De tanto blasfemarem de Deus e da sua Palavra é-lhes quase impossível se deixarem iluminar pela luz do Evangelho. Eles foram programados, "educados" e robotizados para crerem nas mentiras e embustes de Russell, Rutherford e Knorr, líderes jeovistas. Todos, em vida, dizendo-se detentores de conhecimentos que os faziam mestres do hebraico e do grego, línguas originais da Bíblia, foram desmascarados e levados à vergonha pública por parte de tribunais de suas épocas.

6.1. UMA TRADUÇÃO INFIEL

Na impossibilidade de encontrar na Bíblia respaldo para os absurdos cridos e defendidos pelo jeovismo, alguns líderes desta seita manipularam a  tradução de uma bíblia cheia de heresias, como forma de sacralizar os seus erros e embustes. Essa  tradução recebeu o nome de  Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.
Por muitos anos foram mantidos em sigilo os nomes dos autores dessa tradução de fundo de quintal. Em um julgamento, em 1954, na Escócia, respondeu a "testemunha" F.W. Franz que a razão de tal sigilo era porque o comitê de tradução queria que ela permanecesse anônima, e não buscava qualquer glória ou honra Para a obra da tradução, ostentando nomes ligados a ela. Mas o senhor William Cetnar, que trabalhou por vários anos na sede da Sociedade Torre de Vigia, quartel-general das testemunhas-de-jeová, no Brooklyn, Nova Iorque, Estados Unidos, analisa o problema e conclui dizendo que o anonimato dos tradutores da citada bíblia tem duplo significado:

1.  As qualificações dos tradutores não podiam ser verificadas e  avaliadas.
2. Não havia ninguém que assumisse a responsabilidade pela tradução. E a seguir, cita os nomes de Nathan H. Knorr, A. D. Schroeder, G. D. Gangas, M. Henschel, e do próprio F. W. Franz, como tradutores da citada bíblia, conforme dizem as"testemunhas", traduzida diretamente dos ori-ginais hebraico e grego (?).

6.2. O MESTRE DE LÍNGUAS QUE IGNORAVA LÍNGUAS

F.W. Franz, que se dizia mestre em hebraico, demonstrou absoluta ignorância quanto ao manejo da citada língua. Veja, por exemplo, a trocade perguntas e respostas entre o Procurador da Coroa Escocesa e o próprio Franz, retiradas de uma  peça do julgamento sofrido por Franz em novembro de 1954, na Escócia:

P. Também se familiarizou com o hebraico?
R. Sim...
P. Portanto, tem instrumentos lingüísticos substanciais à sua disposição?
R. Sim, para uso do meu trabalho bíblico.
P. Penso que o senhor é capaz de ler e seguir a Bíblia em hebraico, grego, latim, espanhol, português, alemão e francês...
R. Sim (Prova de Acusação p. 7)...
P. O senhor mesmo lê e fala hebraico, não é verdade?
R. Eu não falo hebraico.
P. Não fala?
R. Não.
P. Pode, o senhor mesmo, traduzir isto para o hebraico?
R. O quê?
P. Este quarto versículo do segundo capítulo de Gênesis.
R. O senhor quer dizer, aqui?
P. Sim.
R. Não, eu não tentaria fazer isso (Prova da acusação, p. 61).
(Não nos esqueçamos de que Franz é apontado entre os tradutores da  Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagrada, a Bíblia jeovista.)

6.3. RUSSELL IGNORAVA o GREGO

Em 1912, o reverendo J.J. Ross, na época pastoreando a Igreja Batista de James Street, em Hamilton, Ontário, no Canadá, foi processado por Charles Russell (o pai espiritual das "testemunhas-de-jeová"), por haver publicado um panfleto:  Alguns Fatos Sobre o Pretenso Pastor Charles T. Russell, no qual Ross garantia que Russell era ignorante no  que diz respeito à língua grega; o que Russell considerou difamatório. No final do processo o reverendo Ross foi absolvido, ficando provadas as acusações feitas contra Russell.
A seguinte transcrição foi retirada ou trasladada dos autos do citado processo, e registra perguntas feitas pelo advogado Staunton (advogado de Ross) a Russell:

P. O senhor conhece o alfabeto grego?
R. Oh! Sim!
P. O senhor poderia me dizer os nomes dessas letrasse as visse?
R. Algumas delas; talvez me enganasse com outras.
P. Poderia me dizer os nomes dessas que estão no alto da página 447, que tenho em mãos?
R. Bem, não sei se seria capaz.
P. O senhor não conhece essas letras? Veja se as conhece.
R. "Meu caminho..."
(Ele foi interrompido nesse ponto e não lhe permitiram explicar.)
P. O senhor conhece a língua grega? R. Não.

6.4. CONCLUSÃO

Os incidentes aqui citados poderiam ser de nenhuma importância, caso não soubés-semos que as testemunhas-de-jeová, feitas sob medida, possuemas mesmas habilidades de seus mestres quan-to à aplicação do velho truque que os faz passar por conhecedores das línguas originais da Bíblia. Dizer que sabem grego é uma coisa; prová-lo é coisabem diferente. Veja um método infalível de provar como as testemunhas-de-jeová nada conhecem de grego. Tome um Novo Testamento grego, e peça que qualquer  um deles designe um determinado texto (João 3.16 é um exemplo). Facilmente você descobrirá que as testemunhas-de-jeová, a despeito de "sinceras", estão redondamente equivocadas e presaspelo engano do deus deste século, que, com sua astúcia, tem cegado o entendimento dos homens, de sorte que não sejam iluminados pela luz do Evangelho.

By Bishop Eduardo Rodrigues - IBT


Para saber mais recomendamos ler os seguintes livros:




47 comentários:

  1. Bem ,vejo que todos voces estao com a razão,tanto as testemunhas como este blog,pois todos tem algumas razões e alguns erros,e o problema é deste compendio de livros chamado biblia,que foi escrita desta forma intrincada e de dificil entendimento ,com palavras desusadas e textos repetitivos,sem um manual pratico para orientação e assimilação.Mas o principal problema é a base do cristianismo,islamismo e judaismo.Pois a base é falsa.A base da certeza de um criador onipotente,esta energia "inteligente",esta força imaterial eterna,que de tão poderosa,de tão oniciente e tão presente,nunca foi vista (conforme a biblia diz) mas somente sentida.Eu digo somente sentida,porque ,uma sensação é pouco,é um nada,para demonstrar a realidade de algo.Toda sensação leva a uma fé.E , como sabemos a fé é acreditar sem ver,e se não precisamos ver,não precisamos comprovar nada,nem pesquisar se esta sensação é real.E este metodo de pesquisa da verdade usando a fé é totalmente ineficaz,ja que ele não pesquisa nada.Existem metodos muito mais eficazes para chegarmos mais proximo de uma verdade.A metodologia cientifica é um deles,é a coleta de informações,pesquisando,fazendo um levantamento de evidencias,analisando-as e testando sua veracidade de forma controlada.Desta forma se chega mais proximo à verdade,e com esta metodologia que temos as melhores respostas (ate o momento) de varias questões que em outros seculos nos aflingiram tanto.Mas claro que sei ,que os religiosos nunca usariam esta metodologia,pois estariam incorrendo num grave problema para si,que seria a perda de sua fé pela descoberta de respostas que contrariam o que acreditam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para teu governo, Deus não foi somente sentido, ele foi visto pelo olho humano, onde??? leia a biblia e achara.

      Eliminar
    2. JOÃO 1:18 : "Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou."

      Eliminar
    3. Método científico, criado por homens, seres imperfeitos ??

      1 Coríntios 1:19-20: "Porquanto está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos homens cultos”. Onde está o sábio? Onde está o homem culto? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus completamente insensata a sabedoria deste mundo? "

      Eliminar
    4. A ciência é estudo, pesquisa, descobertas humanas mas com inspiração divina, casocontrário não teríamos tantos avanços como por exemplo, remédios para a cura de doenças, energia elétrica, locomoção rápida: carros, aviões, trens, ônibus, caminhões, navios. Não devemos subestimar a inteligência humana. Falta de questionamentos sim é falta de Deus nocoração, porque ele é grandioso e devemos usar o cérebroe os dons que ele nos presenteou, questionando tudo. Uma Bíblia manipulada por homensmanipuladores não nos faz crescere não nos levaa verdade jamais... Questione, a história não nos omite da verdade ea ciência nãoé a verdade ela sempre duvida e questiona tudo para se aperfeiçoar cadavez mais.... Ok pense nisso se lhe for permitido pensar... E tem mais, não tenha medo, minhas palavras são do bem, não são satânicas viu...

      Eliminar
  2. Bom bispo as suas palavras pelo que vejo sao infundadas a qual ja soa como julgamento. Se eles cometerem erros e foram punidos terao de prestar contas a Deus autoridade suprema nao por voce e suas teses, voce na dianteira tem por obrigacao se atentar as palavras q menciona pois ate entao achava vossa senhoria mas agora mudou minha forma de pensar ( negativa). Todos somos provenientes da imperfeicao pecamos e erramos o tempo todo em mente em acoes o q da salvacao e as atitudes da pessoa e nao a placa de igreja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vania; seu comentário é contundente. A denominação (placa da igreja) é o maior problema visto que cada uma dá uma versão própria para a religião cristã, baseadas na doutrina que idealizaram: Adventistas; Metodistas; Deus É Amor; Congregação Cristã No Brasil... ad infinitum.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Aleph, na época do apostolo Paulo, ja refutavam as heresias

      Eliminar
    4. Vânia dos anjos.
      Se não for mostrada a verdade de Cristo faremos contas dessas almas que se perdem por falta de conhecimento.
      O próprio Senhor nos diz... meus filhos se perdem por falta de conhecimento. A verdade vos libertará. A Paz!

      Eliminar
    5. O deus deste século cegou o entendimento dos homens. As palavras colocadas aqui não são infundadas pois é o evangelho. Todos somos passíveis de erros mas dar crédito a ele e permanecer na ignorância com relação a Palavra de Deus, aos ensinos corretos e fugindo de qualquer heresia certamente esse é o caminho que uma pessoa sábia e sensata percorreria antes de julgar alguém que descreveu aqui uma das piores heresias existentes: NEGAR A DEIDADE DE CRISTO.

      Eliminar
    6. O próprio Jesus afirma que Deus é maior do que ele em João 14:28 : "Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que vou para junto do Pai, porque o Pai é maior do que eu."

      Eliminar
  3. Minha querida,você precisa ler mais bíblia e peça para Deus lhe mostra a verdade. Outra coisa o autor desse testo ele não está julgando ninguém apenas mostrando a verdade agora cabe a você aceita ou não? Jesus está voltado arrependi dos teu pegados!e medida mais na palavra verdadeira que é a de Deus APOCALIPSE Cap. 1
    3 Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
    Bíblia Sagrada

    ResponderEliminar
  4. Minha querida,você precisa ler mais bíblia e peça para Deus lhe mostra a verdade. Outra coisa o autor desse testo ele não está julgando ninguém apenas mostrando a verdade agora cabe a você aceita ou não? Jesus está voltado arrependi dos teu pegados!e medida mais na palavra verdadeira que é a de Deus APOCALIPSE Cap. 1
    3 Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
    Bíblia Sagrada

    ResponderEliminar
  5. Todos sabemos que o verdadeiro Deus não faz excepção de pessoas minto menos ter um povo escolhido. e ver a verdade e ver que esse mesmo povo tem um muro de lamemtaçõis e que sempre viveu em guerras sem paz, com um deus que se diz senhor dos exércitos. Cristo aboliu a lei que nos condenava Aos Romanos 3-19,20, ele era Deus encarnado, por isso era humilde e não tinha onde inclinar a cabeça mas o seu espírito era do pai das luzes que não habita em trevas como jeova,amem.

    ResponderEliminar
  6. O melhor mesmo é abrir mão de toda religião! Está mais que claro que cada um puxa a brasa para sua sardinha, está todo mundo certo e errado ao mesmo tempo. Jesus deixou religião? Disse o nome de alguma igreja? O que assistimos são disputas por seguidores, ou pelo dinheiro destes! A verdade é que estamos em um mundo onde ninguém ou pouquíssimas pessoas estão falando a verdade, a grande maioria quer mesmo é tirar algum proveito da boa fé das pessoas... Sigam o maior mandamento de todos, ama a teu Deus e ao próximo como a ti mesmo, só isso basta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
      Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
      Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
      Efésios 2:8-10
      Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. Apocalipse 22:15
      Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. Apocalipse 21:8

      Eliminar
  7. O melhor mesmo é abrir mão de toda religião! Está mais que claro que cada um puxa a brasa para sua sardinha, está todo mundo certo e errado ao mesmo tempo. Jesus deixou religião? Disse o nome de alguma igreja? O que assistimos são disputas por seguidores, ou pelo dinheiro destes! A verdade é que estamos em um mundo onde ninguém ou pouquíssimas pessoas estão falando a verdade, a grande maioria quer mesmo é tirar algum proveito da boa fé das pessoas... Sigam o maior mandamento de todos, ama a teu Deus e ao próximo como a ti mesmo, só isso basta!

    ResponderEliminar
  8. Não tenho procuração para defender Russel, contudo o incidente do "trigo milagroso" deve ser visto com cuidado: venderam as sementes de um trigo milagroso que segundo Russel daria uma farta colheita. Fizeram a análise do trigo e viram que era de qualidade ordinária, etc... Russel teve de devolver a grana, mas... foram inimigos dele (de outras religiões evangélicas) que iniciaram o processo e além disso, o trigo era tão ordinário que só servia para alimentar os porcos. ENTÃO COMO FOI POSSÍVEL QUE ESTAS SEMENTES GERMINARAM???? isto foi um milagre sem nenhuma dúvida. Não sou TJ mas li os processos que Russel sofreu e para o bem da verdade devo dizer que foram os inimigos de Russel que o perseguiram, e que as TJ deveriam revisar a história de Russel e reconhecer sua inteligência e esforço para que as TJ fossem vitoriosas como vemos hoje.

    ResponderEliminar
  9. Ainda não lí todo o texto, porém fico feliz como o autor deste texto que já mostra uma grande lucidez sobre o assunto, deixando o meu parecer, as testemunhas de Jeová assim como os mórmons e afins darão conta por enganar a muitos, no meu caso preferi me instruir e pesquisar para não ser enganado e o que conclui é que para ser salvo basta se arrepender assim como um dos ladrões na cruz fez, não tinha uma religião, não tinha obras boas, não guardava o sábado e quebrava todas as leis de Deus, e não foi batizado, no entanto foi salvo, ou seja, não preciso me associar por exemplo as testemunhas para Jeová para ser salvo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MAS PRECISA ESTAR ASSOCIADO A UMA IGREJA QUE PREGA A VERDADE E VC TEM QUE ACEITAR O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, COMO ESTÁ ESCRITO EM ROMANOS 10:09

      Eliminar
  10. Conheça a verdade e seja livre (João 8:32. Os que adulteram a palavra devem ser expostos. ISSO certamente incomoda o INIMIGO; avante, preguemos evangelho genuíno, ai dos que que adulteram a palavra do SANTO DEUS.

    ResponderEliminar
  11. existe algumas verdades em todas elas porem jesus deixou uma pista para se saber qual realmente cumpre os requisitos para ser salvo se tiverdes amor entre vos ,pelos frutos reconhecereis se são verdadeiros

    ResponderEliminar
  12. hoje em dia vejo muita ganancia nas lideranças evangelicas,acredito que muitos fieis vaom ser salvos pois Deus é justo, porém não querendo tomar o lugar de cristo vou falar uma coisa esse pessoal que esta enriquecendo as custas dos fies, comprando aviões manções fazenda de gado recebendo alto salários para pregar eu aconselho que se coonverta de verdade senão serão destruidos

    ResponderEliminar
  13. a maioria das lideranças tem distorcido o evangelio para arrancar dizimos dos incaltos sabemos que os dizimos fazia parte da lei de moises no tempo da graça não temos mais essa obrigaçao e sim uma contibuição voluntaria dai vejo alguns citarem olivro de mateus 23;23 lembre se bem jesus ainda tinha que obedecer a lei pois ele não havia morrido lembrese do que paulo falou que mudando o sacerdocio nescessariamente haveria mudança na lei

    ResponderEliminar
  14. a maioria das lideranças tem distorcido o evangelio para arrancar dizimos dos incaltos sabemos que os dizimos fazia parte da lei de moises no tempo da graça não temos mais essa obrigaçao e sim uma contibuição voluntaria dai vejo alguns citarem olivro de mateus 23;23 lembre se bem jesus ainda tinha que obedecer a lei pois ele não havia morrido lembrese do que paulo falou que mudando o sacerdocio nescessariamente haveria mudança na lei

    ResponderEliminar
  15. a maioria das lideranças tem distorcido o evangelho para arrancar dizimos dos incaltos sabemos que os dizimos fazia parte da lei de moises no tempo da graça não temos mais essa obrigaçao e sim uma contibuição voluntaria dai vejo alguns citarem olivro de mateus 23;23 lembre se bem jesus ainda tinha que obedecer a lei pois ele não havia morrido lembrese do que paulo falou que mudando o sacerdocio nescessariamente haveria mudança na lei

    ResponderEliminar
  16. a maioria das lideranças tem distorcido o evangelho para arrancar dizimos dos incaltos sabemos que os dizimos fazia parte da lei de moises no tempo da graça não temos mais essa obrigaçao e sim uma contibuição voluntaria dai vejo alguns citarem olivro de mateus 23;23 lembre se bem jesus ainda tinha que obedecer a lei pois ele não havia morrido lembrese do que paulo falou que mudando o sacerdocio nescessariamente haveria mudança na lei

    ResponderEliminar
  17. hoje em dia vejo muita ganancia nas lideranças evangelicas,acredito que muitos fieis vaom ser salvos pois Deus é justo, porém não querendo tomar o lugar de cristo vou falar uma coisa esse pessoal que esta enriquecendo as custas dos fies, comprando aviões manções fazenda de gado recebendo alto salários para pregar eu aconselho que se coonverta de verdade senão serão destruidos

    ResponderEliminar
  18. existe algumas verdades em todas elas porem jesus deixou uma pista para se saber qual realmente cumpre os requisitos para ser salvo se tiverdes amor entre vos ,pelos frutos reconhecereis se são verdadeiros

    ResponderEliminar
  19. As religiões protestantes se borram de medo da Testemunhas de Jeová e seus lideres rangem os dentes ao vel-las pregar com força devastadora aos seus rebanhos...avante testemunhas...'devorem' o maior numero possível de homens

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só se for devorar mesmo, levando falsãs doutrinas de demônios, desde quando os ensinamentos do Filho de Deus negariam Sua divindade?

      Eliminar
    2. ...Protestante se "borram" de medo das TJ?......"devorem" o maior número possível de homens??? Que linguajar é este? Mais parece gírias de lutadores de vale tudo.
      Mas numa coisa vc tá certo. É uma força devastadora de satanás para levar milhares de pessoas ao engano. JESUS É DEUS!

      Eliminar
    3. Testemunhas de Jeová questionem mais e acreditem menos. Quanta mentira na organizaçãode vocês, começando pela origem e principalmente pela Bíblia adulterada. De nada adianta ter uma religião hipócrita com doutrinas fundadas em mentiras que vocês fiéis são proibidosde questionamentos. Vocês só crescem de pessoas doentes e pelo medo. Religião nenhuma é ameaçada por vocês e sim, famílias destruídas, mentes vazias do conhecimentoe da realidade. Vocês são uma ameaça ao universo de Deus, vocês perderam sua identidade própria para seguir doutrinas equivocadas e infundadas, pra não dizer falsas professias e inúmeras contradições... E cadê a opinião própria de vocês? A não pode, só pode acreditar no que está na revista... Isso se chama lavagem cerebral, pesquisem sobre lavagem cerebral em massa... Claro vocês não podem, são treinados a não nos dar ouvidos, a virar ascostas e a não ler nadafora da organização manipuladora. Mas infelizmente isso não é bíblico, esse modo de vida de vocês é digno de pena. Quantas vidas destruídas pela organização mais mentirosa, conseguem mentir mais que o PT. Aliás o PT também usa técnicas de lavagem cerebral, assim como a Torre, especialista em manipular pessoas fracas de conhecimento, presas fáceis. Quero ver vocês levarem para esse mundinho de vocês gente inteligente, gente com mente sã, jamais. Quem conhecea história dessa seita, quer distância. Merecem muitos mais processos judiciais do que já tem... Bando de desumanos e fracos...

      Eliminar
  20. EU SÓ FALO A VÓS MEUS IRMÃOS QUE: A VERDADE ESTA ESCRITA EM VOSSOS CORAÇÕES, INDEPENDE DE RELIGIÕES, SEITAS CRENÇAS OU QUALQUER PENSAMENTO VÃO. DEUS, JEOVÁ, ALA. OXALÁ, THOL, ANUNAKI, ETC ETC ETC... O SER TEM O SEU LIVRE ARBÍTRIO E TEM O DIREITO DE AMAR A QUEM QUISER RESPEITANDO AS LEIS VIGENTE EM UMA NAÇÃO, E SEGUINDO O QUE SENTE O SEU CORAÇÃO. É SIMPLES ASSIM, SUA AÇÕES O CONDUZIRÁ AO CAMINHO DE ENCONTRO AO PAI CÓSMICO UNIVERSAL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. Apocalipse 21:8
      Os fiéis em tudo a Jesus Cristo gozarão na vida eterna, no céu que está para cima (Provérbios :15 - 24) e os infiéis para o inferno que fica para baixo (Provérbios : 15 - 24 também)

      Eliminar
    2. A verdade é única.
      Não existem duas verdades.
      Ou você morre e reencarna em alguma coisa...ou você morre e sua alma vai para o céu ou o inferno enquanto seu corpo apodrece...ou você morre e sua alma não vai para lugar nenhum....portanto, na morte, a mesma coisa acontece com TODOS e somente em algum lugar a verdade está sendo ensinada nos demais, a verdade está sendo omitida propositadamente para enganá-lo e fazê-lo crer numa mentira.

      Eliminar
  21. TJS SEMPRE DISTORCENDO O EVANGELHO

    ResponderEliminar
  22. Bem esclarecedor o texto e que bom q vc teve a coragem de expor terríveis enganos e heresias. As TJs distorcem a bíblia de gênesis ao apocalipse. Sobre a ressurreição, tb eles tem uns ensinamentos bem heréticos e totalmente em desacordo com bíblia.

    ResponderEliminar
  23. Se Jesus e Deus são a mesma pessoa, como se explicam as passagens abaixo ??

    - Marcos 16:19 : "Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus."
    - Marcos 9:7 - "E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi."
    - Mateus 3:17 : "E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo."
    - Lucas 23:34 : "E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem."
    - Lucas 23:46 : "E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou."
    - João 14:28 : "Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que vou para junto do Pai, porque o Pai é maior do que eu."
    - João 14:31 :"O mundo, porém, deve saber que amo o Pai e procedo como o Pai me ordenou."
    - João 3:16 :" Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,...."

    Estas dentre tantas outras ??

    ResponderEliminar
  24. A verdade é única.
    Não existem duas verdades.
    Ou você morre e reencarna em alguma coisa...ou você morre e sua alma vai para o céu ou o inferno enquanto seu corpo apodrece...ou você morre e sua alma não vai para lugar nenhum....portanto, na morte, a mesma coisa acontece com TODOS e somente em algum lugar a verdade está sendo ensinada nos demais, a verdade está sendo omitida propositadamente para enganá-lo e fazê-lo crer numa mentira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade não muda e independe da crença/seita/religião de cada um. Na morte a mesma coisa acontece com todos nós e somente uma crença/seita/religião ou até mesmo nenhuma das existentes,prega a verdade, pois a verdade está na palavra de Deus....
      "Eclesiastes 9:5 "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento."....Eclesiastes 3:19-21:"O destino do homem é o mesmo do animal; o mesmo destino os aguarda. Assim como morre um, também morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida; o homem não tem vantagem alguma sobre o animal. Nada faz sentido!Todos vão para o mesmo lugar; vieram todos do pó, e ao pó todos retornarão.Quem pode dizer se o fôlego do homem sobe às alturas e se o fôlego do animal desce para a terra?"

      Eliminar
  25. Trindade ??

    Gálatas 3:20 :"Ora, não há mediador quando apenas uma pessoa está envolvida, mas Deus é apenas um."
    Salmo 83:18 :"Que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Deus,Somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra."
    Deuteronômio 6:4 :"Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor."
    1 João 5:1 : "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama o Pai, de igual modo, ama também o que dele foi gerado. "

    ResponderEliminar
  26. A "trindade" de Deus nasceu no século IV.
    Enquanto os Padres da Igreja viram até mesmo elementos no Antigo Testamento, como o aparecimento de três homens a Abraão no capítulo 18 do Livro de Gênesis, como prenúncios da Trindade, foi no Novo Testamento que eles viram uma base para desenvolver o conceito da Trindade. O mais influente dos textos do Novo Testamento, visto como implicador do ensino da doutrina da Trindade foi Mateus 28:19, que manda batizar "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Reflexão, proclamação e diálogo levaram à formulação de uma doutrina adaptada para corresponder aos dados da Bíblia. O esquema mais simples da doutrina foi elaborado em grande parte no século IV, rejeitando o que foi considerado não ser consonante com a crença cristã em geral. Além disso, essa elaboração continuou nos séculos seguintes. A palavra Trindade não está contida nas escrituras,nem há uma doutrina expressamente formulada da Trindade.A doutrina não atingiu sua forma definitiva até o final do quarto século.Durante o período várias soluções tentativas foram propostas, algumas mais e outras menos satisfatórias.
    Mas, do ponto de vista histórico, um dos primeiros a utilizar, no Ocidente cristão, o termo "Trindade", para expressar a ideia de que a unidade divina existiria em três pessoas distintas, foi Tertuliano. No início do século III, em sua obra "Adversus Praxeas" (2,4; 8,7), ele utilizou o termo latino de trinitas. Antes disso, e no Oriente cristão, só há o registo do termo grego "Τριας" nos escritos de Teófilo de Antioquia ("Três Livros a Autolycus", 2, 15) redigidos por volta do ano 180 d.C.
    A primeira formulação dogmática do pensamento teológico cristão trinitário, no que concerne à relação entre cada uma das três Pessoas divinas, foi postulada como um artigo de fé pelo credo de Niceia (proclamado em 325 no Primeiro Concílio de Niceia) - realizado para dirimir as questões levantadas por Ario que negava a divindade plena do Filho -, bem como pelo Primeiro Concílio de Constantinopla do ano 381 - realizado para, em oposição aos pneumatômacos, afirmar a plena divindade pessoal do Espírito Santo - e apresentada no credo de Atanásio (depois de 500 d.C.).

    Estes credos foram progressivamente formulados e ratificados pela Igreja dos séculos III e V, em reação a algumas noções envolvendo a natureza da Trindade, a posição de Cristo nela e a divindade do Espírito, tais como as do arianismo, do docetismo, do modalismo e a dos pneumatómacos - nome dado àqueles que negavam a divindade pessoal da terceira pessoa da Trindade -, que foram depois declaradas como heréticas na medida em que atentariam contra o essencial da Revelação. Estes credos foram mantidos não só na Igreja Católica e Ortodoxa, mas também, de algum modo, pela maioria das igrejas protestantes, sendo inclusive citados na liturgia de igrejas luteranas e igrejas reformadas.
    A Igreja Católica anuncia e ensina o mistério da Santíssima Trindade com base em citações bíblicas, porém desencoraja uma profunda investigação no sentido de querer decifrá-lo, visto que torna-se complexo usando simplesmente nossa razão humana....bem conveniente.

    ResponderEliminar
  27. É preciso sair da ilha para conhecê-la. Precisamos observar todasas árvores da floresta enão nos basearmos apenas em uma... Testemunhas de Jeová, não usem mentirase hipocrisias para se promover. Nós que temos um pouco só de inteligência, conseguimos perceber o tanto de loucura e delírios esquizofrênicos que são os ideais dessa organização pecaminosa, a faltade amor ao próximo, de caridade, de compaixão, de arrependimento, enfim nada do evangelho de Jesus é a pregação de vocês. Jeová não passade um Deus criado por Charles Hassel, Rutherford e Franz. Enfim pelo que sei todos imperfeitos querendo se passarpor um Deus criado por eles mesmos. Graças ao dom da ortografia que eu tenho e ao conhecimento que Deus me permite estou fora dessa seita a anose nunca fui tão feliz. Antes dedicava a minha vida era para a organização, agora dedico minha vida às pessoas que me amam ou precisam realmente de mim e a Deus não mais a Jeová que não passa de ilusão... E vocês sei bem que não darão credibilidade a nada que eu digo, pois são treinados a não sair da ilha jamais, pois serão esquecidos por Jeová, mas saibam que basta sermos bons, assim como Jesus nos ensinou, simplesassim. Ideias primitivos e ultrapassadas assim como vocês estudam, não cola mais nem para a purezade uma criança... O gente cruele sem personalidade próprio, Deus e a vida perdoará vocês de acordo como cada um de merecer... Que a perfeição divina ilumine cada um devocês,só assim mesmo para vocês abrirem a mente fechada e infeliz de vocês...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrigindo eu quis dizer que Russell, Rutherford e Knows. Raymond Victor Franz teve graças a sua capacidade intelectual uma crise de consciência pelo engano das práticas da Torre de Vigia e se desassociou depois de muitos anos de serviços inúteis à congregação hipócrita. Hoje ele cuida de seu trabalho muito feliz juntamente com sua esposa... Algumas pessoas felizmente conseguem se libertar dessa prisão....

      Eliminar
    2. Aposto que muitos de vocês fiéis testemunhas nem sequer sabem quem foram esses homens Charles Russell, Rutherford, Knorr e Raymond Victor Franz. Pois então é proibido a vocês estudarem a própria história. Eu sei perfeitamente que sim, pois já tive esse modo de vida, pois é um engano estudar oque vem pronto, sem questionar se essas ideias correspondem aos fatos, acreditando fielmente em mentiras deslavadas pela hipocrisia humana, e o mais grave disso tudo, afirmando que se trata da verdade inquestionável inspirada por Deus... Muito triste nos dias atuais, com tanta informação, ainda algumas pessoas caírem no conto de líderes manipuladores de vidas... Os sábios acreditam não saberem nada, e sempre vão em busca de conhecimento, têm dúvidas, tem consciência de não saber a verdade, enquanto que os tolos acreditam terem todas as respostas e serem os donosda verdade...

      Eliminar