Twitter

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

QUAL É O VERDADEIRO TEMPLO DE DEUS?




   Desde o primeiro templo construído para Deus pelos israelitas, que foi o Tabernáculo, no qual era um templo móvel, que montava-se e desmontava-se, logo após a sua construção e consagração, diz a Bíbia em Êxodo 40:34 “Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo.”
   Aproximadamente 500 anos depois, é construído um novo templo, desta vez fixo, um grande templo construído pelo rei Salomão na cidade de Jerusalém, e mais uma vez, logo após a construção e a consagração, a Bíblia diz em 2 Crónicas 7:1 “Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa.”
   Vimos que, no Antigo Testamento a glória de Deus pousava e enchia o templo dos Israelitas, e todos que estavam no templo viam 2 Crónicas “7:3 Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do SENHOR sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o SENHOR, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.”
   E hoje? Em que templo Deus derrama sua glória? Em vista que que há milhares e milhares de templos e diferentes denominações, e já não vemos mais nem o fogo, nem a núvem descer sobre o templo, ainda existe algum templo verdadeiro, no qual Deus enche com sua glória?
   Para descobrirmos isso, vamos agora estudar um pouco o Novo Testamento, ou Nova Aliança, que Deus fez com o homem, através do sacrifício de Jesus na cruz do calvário, na qual nós, nos dias de hoje vivemos.
   Vemos na Bíblia Sagrada, que no momento em que Jesus entregou seu espírito, o véu se rasgou de alto a baixo, Mateus 27:50,51  “E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas;”, o véu fazia separação entre o santo dos santos, onde só os sacerdotes podiam entrar e o resto do templo, onde os demais ficavam. Quando o véu se rasgou, o caminho para Deus foi aberto para todos os que confessam a Jesus como seu único e suficiente Senhor e Salvador.
   Mas, a nossa pergunta ainda continua sem resposta, qual o templo verdadeiro, onde Deus ainda derrama a sua glória?
Depois que Jesus veio e morreu por nós, muitas coisas mudaram, mas, o nosso Deus não mudou, Ele é imutável, e como no Antigo Testamento Ele enchia o templo com a sua glória, nos dias atuais, Ele continua enchendo o templo com sua glória, mas que templo é este? É o crente em Cristo Jesus, e a glória com a qual Ele nos enche, é o Espírito Santo, que é derramado sobre o crente, e o Espírito Santo passa a habitar dentro do seu corpo, que é o templo de Deus.
   Agora, vamos entender através da Bíblia, como isso acontece. No dia de Pentecostes, deu-se o início da igreja de Cristo (Atos 2), com o derramamento do Espírito Santo sobre os crentes em Cristo Jesus, apartir de então, todos os que escutavam a pregação do evangelho e criam, e recebiam a Jesus como único Senhor e Salvador, Deus enchia-o com o Espírito Santo.
   Umas das coisas que mudou, foi o conceito da palavra “templo”, antes, o templo era o edifício ou a construção, que agora é conhecido como casa de oração Mateus 21:13 “E disse-lhes(Jeus): Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração;”, agora, a palavra templo, se refere ao corpo do cristão, 1 Coríntios 3:16 “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”.
  O crente em Cristo Jesus, é o verdadeiro templo de Deus, no qual Deus enche com a glória do Seu Espírito.
  Mas, atenção! Assim como a glória de Deus se afastou do templo de Salomão, por causa dos pecados dos israelitas, e o templo foi queimado e destruído pelos babilónicos, assim também, a glória do Espírito Santo pode se retirar do nosso templo, por causa dos nossos pecados.
Então, o segredo é buscarmos viver uma vida de santidade, para que o Espírito Santo venha nos encher cada vez mais.


By Diácono João Paulo Martins
(Aluno IBT Núcleo Igreja do Deus da Profecia, Amadora)

 

1 comentário: