Twitter

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O QUE É O BAPTISMO EM ÁGUAS E QUAIS OS BAPTISMOS BÍBLICOS


O QUE É O BAPTISMO EM ÁGUAS E QUAIS OS BAPTISMOS BÍBLICOS


INTRODUÇÃO

Aprendemos nas lições passadas a origem do pecado e os estragos que este causa na vida do homem e até mesmo na natureza, aprendemos também o maravilhoso projecto de Deus para salvação da humanidade caída por meio de Cris-to Jesus, o “...autor e consumador de nossa fé...” (Hb 12.2).
Uma vez conscientes da necessidade de entregar nossas vidas a Cristo Jesus nosso Senhor, o perfeito Sumo-Sacerdote, aprenderemos o que é baptismo em águas e sua importância para uma vida de comunhão com o Corpo de Cristo (Sua Igreja) e com o próprio salvador.

1.     O QUE É O BAPTISMO EM ÁGUAS?


De acordo com a definição etimológica o dicionário bíblico Almeida, publicado pela Sociedade Bíblica do Brasil, edição de 1999, define o batismo como “Cerimónia em que se usa a água e por meio da qual uma pessoa se torna mem-bro de uma igreja cristã. O batismo é sinal de arrependimento e perdão (At 2.38) e união com Cristo (Gl 3.26-27), tanto em Sua morte como em Sua ressurreição. (Rm 6.3-5)”
No seu sentido literal, o termo Baptismo, significa: Mergulhar ou Imergir.
baptismo já era parte da tradição Judaica muito antes da era cristã, e foi instituído pelo próprio Cristo como uma das ordenanças para Sua igreja. João Batista, não introduziu nenhum novo costume quando baptizava os seus discípulos no rio Jordão, pois entre os judeus, a imersão de todo o corpo, em água corrente, já era praticada pelos próprios sacerdotes e por muitas ramificações do judaísmo, como meio cerimonial de se limpar de toda impureza (Is 1.16), havia também, entre os judeus, o hábito de baptizar os gentios convertidos ao Judaísmo. O Senhor Jesus, a fim de cumprir a Lei e poder ser aceito pelos judeus como o Messias, desceu as águas baptismais (Mt 3.13), e mais tarde, ao instituir a igreja, o Mestre deixou o baptismo em águas como uma de suas ordenanças.

2.     PORQUE EU DEVO-ME BAPTIZAR?


O pecador ao reconhecer as suas misérias e ao receber o Senhor Jesus em seu coração (Rm 10.9), necessita confessar publicamente seu arrependimento e que deixou o pecado para viver sua nova vida em Cristo. O baptismo é mandamento do Senhor Jesus a sua igreja, e faz parte do projecto de salvação da parte de Deus:

“...Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo... (Mt 28.19) ”; “E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. (Mc 16.15-16) ”;

Quando o pecador desce as águas baptismais  o mesmo esta testificando junto ao mundo espiritual e perante os homens, que ele morreu para as práticas mundanas e agora vive para Deus.

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo vive-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. (Gl 2.20) ”

Descer as águas baptismais além de ser um mandamento bíblico e um testemunho vivo da nova vida em Cristo é uma confissão da nossa fé no filho de Deus diante dos homens (Mt 10.32; Lc 12.8), é também uma demonstração de amor ao glorioso salvador, pois o próprio Jesus afirmou que a maior demonstração de amor que podemos dar a Ele é guardar os Seus mandamento. (Jo 14.15).
Ao descer as águas baptismais o pecador redimido passa ser membro do corpo místico de Cristo e de uma comunidade cristã, ao passo que este se torna membro da família de Deus. (Ef 2.19).

3.     OS TIPOS DE BATISMOS

 Há na bíblia três tipos de batismos, e cada um deles possui um significado todo especial, conforme segue:

a)     Baptismo na morte de Cristo
Baptismo espiritual que acontece no momento em que o pecador recebe o Senhor Jesus em sua vida. No momento da sua entrega, Deus transforma por meio do poder do Espírito Santo a natureza pecadora do homem em uma nova natureza, lavada e redimida pelo sangue de Jesus.
Este obra do Espírito Santo chama-se  “Novo Nascimento” ou “Batismo na Morte de Cristo”.

Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos baptizados em Cristo Jesus, fomos baptizados em sua morte?
Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.” (Rm 6.3-4)

Este baptismo é espiritual e dá testemunho no mundo espiritual de que o pecador passou da morte para vida por meio da fé no filho de Deus.

b)    Baptismo em águas
baptismo em águas caracteriza o testemunho diante dos homens da nova vida do pecador em Cristo, dar testemunho do poder redentivo do salvador e das fortes convicções de fé deste, uma vez que se encontra consciente de sua descrição e optou, ao crer na mensagem da cruz, em entregar a sua vida aos cuidados do Senhor Jesus, passando a viver de acordo com Seus preceitos e mandamento para a vida.
Testemunha que o pecador abandonou a sua fã maneira de viver para viver a sua fé no filho de Deus que faz parte do corpo de Cristo, por meio da comunhão à comunidade cristã em que serve do Senhor.

c)     Baptismo com fogo ou no Espírito Santo
Baptismo de fogo, administrado pelo Espírito Santo, uma vez que o adorador o busca de forma intensa e desejosa. Para tal, o adorador deve vi-ver de forma santa e agradável aos olhos do Senhor seu Deus.
Este baptismo é espiritual e consiste em um revestimento de poder, a fim de habilitar o crente a desempenhar ministérios na obra do Senhor. È um baptismo que edifica o adorador e a igreja como um corpo, pois junto com ele o Espírito Santo administra dons espirituais para serviço da Sua igreja. Capacita o crente a vencer as fraquezas da carne e as tentações do mundo, bem como lhe da poder e autoridade sobre as forças espirituais do mal.
Torna-se impossível pregar o evangelho ou exercer funções ministeriais na igreja de Cristo sem o batismo do Espírito Santo, já visto que o pró-prio Senhor Jesus ordenou aos seus discípulos que ficassem em oração e consagração em Jerusalém, até que do alto fossem revestidos de poder (Atos Cap. 2). O pecador ou entregar a sua vida a Cristo e ser liberto de todas as práticas mundanas e pecaminosas deve o baptismo do Espírito Santo de imediato, uma vez que este deve testemunhar sua fé no fi-lho de Deus publicamente, e para tal tarefa, necessita do poder do Alto.

4.     QUEM DEVE SER BAPTIZADO?


No começo da Igreja, os discípulos baptizavam os neófitos tão logo se convertiam. A pessoal entregava sua vida para Jesus e logo era baptizada (At 2.41; 8.35-39; 18.8). Com o passar dos tempos se adoptou a prática de esperar um pouco antes para o baptismo  para conferir se a pessoa realmente se convertera. Por quê? Porque no começo, tornar-se cristão era assinar um atestado de óbito. Quem confessava Jesus com sua boca e era baptizado geralmente acabava preso, morto ou tendo seus bens confiscados (Hb 10.32-39). De modo que só confessava Jesus como Senhor quem de fato se convertia e estava disposto a seguir Jesus até a morte (Rm 10.9). Da mesma maneira, este tipo de gente deve hoje ser baptizada  O problema é que por volta de 325 d.C. o imperador romano Constantino, se converteu (ou pelo menos disse ter se convertido  e o Cristianismo passou a ser a religião oficial do Império. Agora, ser cristão era algo vantajoso. Muitos passaram a se dizer cristãos, mesmo sem ter passado por uma verdadeira experiência de conversão.
De acordo com os mandamentos bíblicos, todos aqueles que aceitaram a Jesus como salvador e mantém um padrão de conduta que glorifique ao Senhor Jesus, uma vez que este já não vive de acordo com os padrões do mundo ou da carne, mas vive de acordo com os padrões estabelecidos por Deus.
A bíblia declara que o candidato de crer na salvação em Cristo antes de descer as águas baptismais  e para crer, ele necessita estar consciente de sua actual situação (de pecador) diante de Deus, a fim de poder confessar seus pecados alcançar a misericórdia divina. O baptismo é individual, e não pode ser realizado por um substituto. Por este motivo, não encontramos amparo bíblico para baptizar crianças, pois o próprio salvador só foi baptizado depois dos 30 anos de idade, que para o povo judeu, era a idade adulta.
Conforme descrito acima, para ser baptizado é necessário que o pecador ouça a mensagem da cruz, ao ouvir, crer e ao crer decidir descer as águas baptismais  Como uma criança não tem consciência do seu erro e não pode crer e a mesma não se encontra apta a descer as águas baptismais.

 5.     O QUE APRENDEMOS?


Todo o crente ao receber o Senhor Jesus, deve viver uma vida de santidade, pois este se tornou templo do Espírito Santo e viver uma vida de comunhão com a Sua igreja. A única forma de ser recebido como membro de uma comunidade cristã é por meio do baptismo  pois este testemunha diante dos homens que processa a mesma fé no filho de Deus. Ao descer as águas baptismais  o crente este andando de acordo com a vontade do Senhor, fazendo aquilo que lhe agrada.

DEFINIÇÃO BÍBLICA PARA INFERNO


DEFINIÇÃO BÍBLICA PARA INFERNO





O inferno ou Hades, é o lugar terrível de dor e sofrimento. A bíblia ensina que esta lugar foi criado por Deus para Satanás e seus anjos, porém o homem ao rejeitar o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário, recusando o único meio de salvação provido por Deus e seu senhorio em sua vida, vai para lá após a morte, aonde só retorno no dia do Juízo Final, onde será condenado com Satanás ao terrível Lago de Fogo e Enxofre, a Segunda Morte.

Porém, embora não possamos dimensionar realmente o terror que é este lugar, a bíblia presenta a maior definição sobre o inferno. Alguém possa dizer:
- Sofrer por sofrer, o inferno já é aqui para mim!; bom para alguns isso é verdade!

Porém a maior e mais terrível definição de inferno que podemos ter é: UM LUGAR SEM A PRESENÇA DE DEUS!

Pense nisso agora, torna-se imaginável um lugar sem um vestígio se quer da presença divina, este lugar é o inferno. Viver de eternidade à eternidade sem a presença Dele, é o mais terrível tormento que possa existir. O fogo do inferno, seus tormentos e larvas e todo tipo de horror que possa haver lá, nada nem de longe se compara a isso.

Portanto, ame a Deus, seja fiel e obedeça seus mandamentos, sirva a Ele com amor, sabendo que o maior bem que você tem é a manifestação da Sua Maravilhosa Presença em você por meio do Glorioso Espírito Santo.

Os heróis da fé, preferiram abrir mão da promessa e escolheram morrer de forma mais dolorosa possível, para estarem em sua Presença.

Enoque andou com Deus de forma tão íntima e pessoal, que deixou os parentes e amados amigos para viver com Ele; 

Abraão preferiu deixar sua vida para trás e andar na Presença de Deus;
Moisés preferiu morrer do que não ver a cor dos Seus olhos; 

O Rei David preferia esta um dia na sua Presença do que mil em outros lugares;
O profeta Elias, preferiu transferir seu ministério para estar com Ele;
Os apóstolos e discípulos, deixaram tudo para trás e muitos até morram por considerar a Presença de Cristo neles mais importante que a própria vida (e muitos em países perseguidos ainda o tem feito).

Qual é o real valor da presença Dele para si? Qual é a sua motivação em Servi-Lo?

Pense nisso!